O futebol já estava presente na vida de Neymar Jr antes mesmo dele nascer. Seu pai trilhou uma carreira no futebol e passou por inúmeras fases no esporte que no futuro serviu de lição para que pudesse orientar o filho da melhor maneira no futebol.
![]() |
Neymar com o time que seu pai jogava |
Com dois anos de idade, ele começou um caso de amor com o futebol. Sua mãe, Nadine, deu de presente a sua primeira bola. Desde então ele passou a ser colecionador de bolas.
Aos 3 anos de idade, já demonstrava coordenação e intimidade com a bola enquanto brincava. Mas foi com 6 anos que ele chamou a atenção. Correndo e brincando nas arquibancadas, enquanto seu pai jogava. Juninho despertou o interesse de um dos descobridores de talento mais famosos do Brasil. Betinho, viu a agilidade e a rapidez que aquele garoto franzino subia e descia os degraus e não teve dúvida que ali tinha o futuro camisa 10 da seleção brasileira.
Neymar Jr e Betinho então começavam a percorrer as quadras de futsal da Baixada Santista. Tumiaru, Gremetal e Portuários fizeram parte do desenvolvimento do futebol de NJr. Conhecido pelos dribles curtos e pela agilidade com as pernas, o esporte da bola pesada também despertou o interesse de gigantes do futebol.
![]() |
Betinho e Neymar Jr |
Realidade no meio esportivo e futebolístico, Neymar Jr continuava a dar seus dribles desconcertantes nas quadras. Foi na Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, promovida pela filiada da Rede Globo, que o garoto de sorriso no rosto e alegria nos pés fez seu nome na região. Disputando a competição pelo Colégio Liceu São Paulo, Neymar Jr jogou nas edições de 2004 e levantou a taça da copa em 2005. Uma das imagens mais emblemáticas da infância do craque foi da faixa usada na cabeça com o dizer: “100% Jesus”.
![]() |
100% Jesus |
Jogando sempre entre garotos mais velhos do que sua categoria, Neymar Jr foi se destacando. Pela base, o atacante disputou duas Copas São Paulo de Juniores. Depois de sua segunda copinha, Neymar foi promovido ao time profissional do Santos em 2009. O atacante estreou pelo Peixe como profissional com apenas 17 anos, no dia 07 de março, diante do Oeste, no Estádio Pacaembu, em partida válida pelo Campeonato Paulista.
![]() |
Mas foi poucos dias depois, contra o Mogi Mirim, no dia 15 de março, que Neymar Jr balançou as redes como atleta profissional pela primeira vez. Em cruzamento que veio da esquerda, dos pés de Roni, que o então camisa 7 mergulhou de peixinho e fez seu primeiro gol no clube, de cabeça. Foi neste mesmo ano que ele disputou sua primeira final de campeonato, mas não se sagrou campeão com a vitória do Corinthians em cima do Santos.
![]() |
O quarteto |
![]() |
Comemorando o primeiro gol pela Seleção |
Na mesma levada do ano anterior, 2011 ficou marcado para sempre na carreira de Neymar Jr. Bicampeão Paulista, dono do gol do título contra o Corinthians, foi então que um feito inédito e renovador para o clube aconteceu. Depois de 48 anos sem erguer a taça da Libertadores, o Peixe foi tricampeão da competição em uma campanha de fazer qualquer um não se desgrudar da televisão. NJR foi considerado o melhor jogador da competição e vice-artilheiro, com 6 gols, além de ter contribuído para a classificação ao Mundial de Clubes, diante do Barcelona, no Japão. O resultado não foi o que se esperava diante do time sensação que tanto encantava o mundo. Liderados por Messi, o Barcelona venceu o Peixe por 4 a 0.
Em 2011 também, Neymar Jr foi campeão Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira de base, além de ser eleito artilheiro da competição com 9 gols, e do Super clássico das Américas com a Seleção Brasileira principal.
![]() |
Sul-Americano Sub-20 |
![]() |
Super clássico das Américas |
![]() |
Tricampeão paulista em 2012 |
![]() |
Comemorando seu centésimo gol pelo Santos |
Com a faixa de capitão no braço, Neymar Jr. levantou a taça da Recopa Sul-Americana, após o Santos FC vencer a Universidad de Chile por 2 a 0 no Pacaembu. Campeão da Libertadores em 2011, o time da Vila Belmiro conquistou o segundo troféu no ano de seu centenário superando o campeão da Copa Sul-Americana. As equipes empataram em 0 a 0 em Santiago, no Chile, e Neymar Jr. e Bruno Rodrigo garantiram os gols santistas em território brasileiro. Este foi o nono título internacional do Santos FC e o sexto de Neymar Jr. pelo clube.
Na sua quarta disputa de Campeonato Brasileiro, NJr. ajudou o Santos a terminar a competição na oitava posição. O atacante alcançou uma grande marca pessoal se tornando o segundo maior artilheiro do Peixe em nacionais, atrás apenas de Pelé. O jogador terminou a temporada com 43 gols pelo Santos FC.
Com 21 anos Neymar Jr. é o único jogador da história do Santos FC presente em cinco finais seguidas de Campeonato Paulista no formato mata-mata. O Peixe foi vice-campeão Paulista em 2013 após perder para o Corinthians o jogo de ida e empatar o de volta. Neymar Jr. foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor jogador da competição e também ficou com a vice-artilharia do estadual com 12 gols.
Sua última partida como jogador do Santos FC aconteceu no dia 26 de Maio de 2013. Neymar Jr começava então novos desafios e novas experiências, agora atuando nos maiores campeonatos mundiais defendendo o FC Barcelona. Neste meio tempo foi que mais um sonho de criança de Neymar Jr foi realizado.
http://www.neymaroficial.com/pt/posts/carreira
0 comentários:
Postar um comentário